Avaí × na web de torcedores da Avaí.
Avaí
A rede social de torcedores do
Avaí

marquinhos

Quer criar um artigo? Tente procurar no Buscador o artigo que deseja criar para comprovar que ainda não existe. Em caso de não existir, você poderá criá-lo

Denúncia

Por favor, insira o motivo de denúncia do artigo

Por favor, copie e cole os parágrafos denunciados para ajudar a localização do artigo denunciado. Obrigad@.

marquinhos

Enviar a um amigo

Marcos Vicente dos Santos, mais conhecido como Marquinhos (Biguaçu29 de setembro de 1981), é um futebolista brasileiro que atua comomeia. Atualmente, joga pelo Avaí.


Carreira

Marquinhos surgiu para o futebol no Avaí Futebol Clube. Logo transferiu-se para o futebol alemão para atuar no Bayer Leverkusen, passou por grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo e São Paulo. Em 2006 chegou a ser contratado pelo Fortaleza, mas por razões desconhecidas o contrato foi cancelado e voltou para o seu time de origem e, assumidamente, seu time de coração o Avaí.

No ano de 2008, mais uma vez no Avaí, Marquinhos deu mais uma prova de honestidade, cumprimento de sua palavra e amor ao Avaí ao negar uma proposta do Santos para dar continuidade pelo clube na disputa pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O atleta abriu mão da parte financeira e da grande visibilidade que teria com o clube paulista na competição, para honrar o seu compromisso com o seu clube de coração no tão sonhado acesso à série A de 2009. Ainda no mesmo ano, Marquinhos foi agraciado com o Troféu Gustavo Kuerten, eleito o melhor atleta do ano do estado deSanta Catarina.

Em dezembro de 2009 após ter boas apresentações no Campeonato Brasileiro pelo Avaí, o interesse em Marquinhos foi grande, com os favoritos a sua contratação ficarem entre Santos e Flamengo, no dia 23 de dezembro de 2009 o Flamengo emitiu uma nota em que dizia que o jogador defenderia o Santos. Logo após foi confirmado sua ida para o clube da Vila Belmiro com um contrato de 3 anos.

Em 2010 Marquinhos se destacou no Santos. Como titular ao lado de Ganso, conquistou o Campeonato Paulista e a inédita Copa do Brasil.

Para a temporada de 2011, foi anunciado o seu retorno ao Avaí, por empréstimo junto ao Santos. O retorno do atleta ao clube foi feito em grande estilo, como um verdadeiro acontecimento. O jogador pousou de helicóptero no gramado do Estádio da Ressacada com um público de 1.300 pessoas presentes para recepcionar o ídolo. O atleta, que se emocionou, proferiu a seguinte frase:

"Aqui sempre foi e sempre será minha casa. Independente de jogar por outros times, com outra camisa, meu sangue sempre será azul."
Marquinhos, ao ser apresentado no seu retorno ao Avaí para a temporada de 2011.

Na segunda metade do ano, após ter participado da melhor campanha da história do Avaí na Copa do Brasil chegando até a semi-final, Marquinhos segue para atuar no Grêmio . Teve boa participação no time gaucho sendo titular no primeiro ano no Grêmio mas, com a chegada de Elano e Zé Roberto, Marquinhos acabou perdendo espaço mas continuou sendo bem utilizado pelo treinador Vanderlei Luxemburgo durante as partidas.

Para a temporada de 2013 Marquinhos, apesar da proposta de outros clubes inclusive da Série A, preferiu voltar ao clube que o revelou e que é torcedor assumido, o Avaí. Sua reestreia pelo Avaí foi na vitória sobre o Atlético de Ibirama por 1 a 0 na Ressacada pela primeira rodada doCampeonato Catarinense, jogo que aconteceu no dia 19 de janeiro de 2013.

Marcas

  • Marquinhos Santos completou 100 jogos com a camisa do Avaí, vestiu pela primeira vez a camisa de seu time de coração como profissional no dia 3 de abril de 1999, num jogo realizado no Estádio Regional Índio Condá diante da Chapecoense aos 17 anos de idade. Seu primeiro jogo naRessacada diante da torcida Azurra foi em 7 de abril do mesmo ano, em partida válida pelo Campeonato Catarinense diante do Fraiburgo e seu primeiro gol, no dia 14 de abril do mesmo ano, no jogo Avaí 4 Lages 0.
  • Seu centésimo jogo foi no dia 22 de agosto de 2008 no jogo Avaí 3x1 Paraná quando Marquinhos atuou com a camisa de número 100, marcou o segundo gol do time e também o centésimo gol do Avaí em jogos oficiais do mesmo ano. No final da partida, foi homenageado pela diretoria do clube pela marca.
"Para mim é muito importante. Além de chegar aos 100 jogos, poder fazer isto no time que eu torço."
Marquinhos Santos, falando de sua marca histórica de 100 jogos com a camisa do Avaí.
  • No dia 20 de março de 2013, Marquinhos escreve mais uma importante marca na sua carreira pelo Avaí, ele completa 200 jogos com a camisa do Leão no jogo Avaí xCriciúma, válido pelo Campeonato Catarinense de Futebol de 2013.

Títulos

Avaí
  • Campeonato Catarinense2009
Santos
  • Campeonato Paulista2010
  • Copa do Brasil2010

Premiações

  • Melhor meia-atacante do Campeonato Catarinense de 2009
  • Craque do Campeonato Catarinense - 2009
  • Melhor meia-atacante do Campeonato Catarinense de 2013
  • Craque do Campeonato Catarinense - 2013

Estatísticas

Última atualização: 7 de Maio de 2013.

ClubeAnoJogosGols
Brasil Avaí 1999 35 7
Brasil Avaí 2000 2 2
Brasil Flamengo 2002 10 0
Brasil Paraná 2003 41 16
Brasil Coritiba 2005 14 3
Brasil Avaí 2006 31 3
Brasil Atlético Mineiro 2007 12 1
Brasil Avaí 2008 48 15
Brasil Avaí 2009 51 12
Brasil Santos 2010 36 9
Brasil Avaí 2011 23 5
Brasil Grêmio 2011 28 4
Brasil Grêmio 2012 34 3
Brasil Avaí 2013 25 8
TOTAL 356 85

Notas

Marquinhos tem um irmão chamado Gustavo que também é atleta profissional. Quando Marquinhos estreava no time profissional do Avaí em 1999, Gustavo, cinco anos mais jovem, iniciava a sua carreira no time juvenil do clube. Nos anos de 2006 e 2008 a 2009, os dois estavam juntos no elenco principal e chegaram a atuar juntos.

  • No dia 31 de julho de 2009, o Avaí lançou uma linha de produtos oficiais e licenciados do clube com o nome de Marquinhos. A idéia da "Linha Marquinhos" é de, além de ser uma homenagem ao grande ídolo do clube em atividade, explorar comercialmente o grande prestigio que o jogador possui com os torcedores do Avaí.
  • Durante a disputa do Campeonato Brasileiro de 2009, o técnico tetracampeão mundial pela seleção brasileira Carlos Alberto Parreira em uma entrevista para um programa de TV deu a declaração de que o capitão do Avaí era o principal destaque do futebol brasileiro naquele momento. Segundo ele, Marquinhos era, naquele momento, o melhor meia-esquerda do Brasil e ainda concluiu com os seguintes dizeres:
"Marquinhos é o cara."
Carlos Alberto Parreira, em elogio ao atleta do Avaí devido as suas grandes atuações no Campeonato Brasileiro de 2009.
Página criada por Avaiano

É provável que esse artigo contenha material da Wikipedia esse material se utiliza de acordo com os termos da licença livre de documentação GNU